Na batedeira coloque a farinha de trigo
Em uma tigela pequena, misture a água, o fermento e o açúcar. Mexa bem e deixe descansar no balcão por 10 minutos. Nesse passo, ativamos o fermento. Se ele não "florescer" após os 10 minutos, significa que o fermento provavelmente está morto.
Adicione essa mistura na batedeira ligada
Adicione o azeite e misture bem
Adicione os ovos misturando bem depois de cada adição
Por último adicione o sal
Coloque a batedeira na velocidade mais baixa e misture por 10 minutos.
Modele a massa em formato redondo e coloque-a em uma tigela untada para crescer. Cubra com um pano para evitar que a massa resseque.
Depois que a massa dobrar de tamanho, divida-a no número de tiras que desejar para trançar. Use esta receita como referência para as divisões:
2 chalot com 3 tiras: Divida em 6 bolas de 150 g
2 chalot com 4 tiras: Divida em 8 bolas de 110 g
Modele cada pedaço em uma bola perfeita e bem fechada. Coloque as bolas com 2,5 cm de distância umas das outras e cubra com um pano. Deixe descansar por 10-15 minutos.
Amasse cada bola (com a parte de cima virada para baixo) para formar um formato de pita. Enrole o topo em direção a você, criando um formato de salsicha. Isso evita bolhas de ar nas tiras.
Abra as tiras de modo que as extremidades fiquem ligeiramente mais finas que o centro. Isso facilita e deixa a trança mais bonita.
Quando as tiras estiverem prontas para trançar, enfarinhe-as levemente. Isso ajuda a evitar que grudem umas nas outras durante o assamento.
Junte as pontas de todas as tiras e comece a trançar.
Cubra a chalá trançada com um pano e deixe crescer na assadeira (forrada com papel manteiga). Você saberá que está pronta para assar quando tocar levemente nas tiras e elas voltarem lentamente ao formato original.
Pincele com gema de ovo misturada com um pouquinho de água. Não exagere na quantidade, apenas uma camada leve. Para uma cor mais escura, pincele duas vezes com um intervalo de 5 minutos entre as pinceladas.
Adicione os toppings de sua preferência.
Asse em forno pré-aquecido a 190°C por cerca de 25 minutos. Se a parte de cima dourar muito rápido, cubra com papel alumínio. A chalá estará pronta quando a temperatura interna atingir 95°C.
Ao tirar a chalá do forno, cubra imediatamente com alguns panos. Isso mantém o vapor dentro da chalá, resultando em uma crosta super macia.
Se for consumir nos próximos dias, coloque em um saco plástico bem fechado após esfriar completamente.
Sua chalá está pronta! 🥖✨