Comida de ano novo

Quais são seus rituais de ano novo? Você costuma fazer pedidos enquanto pula ondas do mar? Beija o(a) parceiro(a) na hora da virada para fortalecer o relacionamento? Usa calcinha da cor que trará dinheiro, sorte, amor?

Ano Novo é sinônimo de seguir superstições também com as comidas para ter sorte e prosperidade nos 365 dias seguintes. 

No Brasil, a mesa do Réveillon normalmente tem carne de porco, peixe, lentilha e frutas. Você sabe o que essas tradições significam? 

Lentilha

Em muitos países, acredita-se que qualquer grão significa fartura, já que eles aumentam de tamanho quando cozidos. A lentilha, além disso, tem o formato de uma moedinha, e por isso é consumida para atrair dinheiro no ano que se inicia. Para seguir a tradição, prepare receitas que preservem a integridade do ingrediente, sem cozinhar muito. Se cozinhar demais ela fica murcha!

Carne de porco

O porco no Ano Novo envolve dois significados. Por ser um animal que “fuça” para a frente, as pessoas costumam comer sua carne com o intuito de evoluir, deixar as coisas ruins que se passaram no ano anterior para trás. 

Outro fator associado ao bichinho é a fartura, pois ele cresce bastante – e rapidamente. Por isso os cofres em formato de porquinho – a lógica é a mesma.

Peixe

Comidas de Ano Novo: significados, receitas e simpatias para dar sorte

O peixe é associado a várias simbologias. Como ele só costuma nadar pra frente, é comum consumi-lo no Ano Novo em busca do progresso. E, como o animal põe muitos ovos de uma só vez, é associado à fertilidade. Isso só nas tradições mais comuns a todas as religiões.

Uvas

Garrafas de champanhe são estouradas no mundo todo na véspera de Ano Novo, mas, para alguns, é tudo sobre comer uvas. A tradição espanhola las doce uvas de la suerta, também conhecida como as 12 uvas da sorte, afirma que comer 12 uvas ao bater da meia-noite – uma para cada badalada do relógio – trará boa sorte no próximo ano.

Romã

Comidas de Ano Novo: significados, receitas e simpatias para dar sorte

Por ter muitas sementes, a romã é associada à prosperidade e à fertilidade. Por isso, é comum fazer simpatias com a frutinha no Réveillon.

Tem uma que é tiro e queda: na hora da virada, retire três sementinhas da fruta e segure entre os dentes, com o cuidado de não mastigar ou engolir. Enquanto isso, mentalize três pedidos relacionados à prosperidade. Você deve desidratar e guardar as sementes em um papel ou pano branco dentro da carteira durante o ano todo.

Aqui a sugestão perfeita de receitas para o seu reveillon:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comida de ano novo

Quais são seus rituais de ano novo? Você costuma fazer pedidos enquanto pula ondas do mar? Beija o(a) parceiro(a) na hora da virada para fortalecer

Comidas da estação

Comer alimentos da estação, é uma das maneirasmais fáceis para uma alimentação saudável e sustentável. Isso acontece porque quando comemos os que estão sendo colhidos

Pasta de amendoim

Você sabe quais são os benefícios da pasta de amendoim? Queridinha por atletas e adeptos do universo fitness e muito conhecida dos norte-americanos, vem conquistando cada

cookies

Esta é a minha receita de COOKIES clássica. Receita que agrada qualquer paladar. Doce na medida certa mas com um toque salgado no fundo aguçando